AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE BUCAL DISPONÍVEL NO YOUTUBE (PARAÍBA, BAHIA E SERGIPE)
Resumo
O YouTube tem sido usado como fonte de informação em saúde globalmente. No entanto, a maior parte do seu conteúdo relacionado com a saúde é fornecido por fontes não confiáveis. O Brasil possui mais de 600 cursos de graduação em Odontologia, mas pouco se sabe sobre como contribuem para a oferta de informações instrucionais on-line. Este estudo objetivou avaliar a confiabilidade dos provedores de conteúdo e a participação dos cursos de Odontologia da Paraíba, Bahia e Sergipe na disponibilização de conteúdo instrucional no YouTube. O estudo foi dividido em três partes (1a. Pesquisa no Youtube: Odontologia + sigla da instituição, 2a. Pesquisa no YouTube nos canais oficiais das instituições, e 3a. Termos técnicos e leigos. Os dez primeiros resultados de cada pesquisa foram avaliados. Foram avaliados os dados públicos dos vídeos e verificadas as fontes e níveis de engajamento, apenas os vídeos instrucionais foram submetidos à análise estatística. Foram analisados 1.574 vídeos e apenas 275 foram classificados como instrucionais para odontologia. Na primeira parte do estudo, dos 155 vídeos analisados, apenas 64 foram provenientes de fontes confiáveis e 17,41% institucionais. Na segunda parte, foram avaliados 83 vídeos e 21,68% eram direcionados ao público em geral. Na terceira parte, foram avaliados 37 vídeos, nenhum foi fornecido por fontes confiáveis e observou-se que o termo utilizado na busca tem relação com o público-alvo do vídeo encontrado (p=0,014), mas não com a confiabilidade do vídeo (p=0,306). Concluiu-se que a participação dos cursos de odontologia como provedores de conteúdo do YouTube é limitada e que as informações odontológicas no YouTube geralmente são fornecidas por fontes não confiáveis.