AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE BUCAL DISPONÍVEL NO YOUTUBE (PARAÍBA E SÃO PAULO)
Resumo
O Brasil é líder mundial em quantidade de cursos de graduação em Odontologia. Porém, a participação desses cursos no oferecimento de informações de qualidade no YouTube ainda não é completamente conhecida, bem como, se desconhece quão confiáveis são as fontes provedoras do conteúdo encontrado no YouTube. O objetivo desse projeto foi avaliar tanto a confiabilidade das fontes provedoras de conteúdo quanto a participação dos cursos de Odontologia dos estados da Paraíba e de São Paulo no oferecimento de informação em odontologia no YouTube. O estudo foi dividido em três partes: (1- Busca pelas siglas das universidades + o termo “odontologia”, 2- Participação dos cursos de odontologia no oferecimento de material instrucional no YouTube e 3- Busca com termos leigos e técnicos). Os 10 primeiros vídeos de cada busca foram avaliados e submetidos à análise estatística no Jamovi. Como resultado, obteve-se que: 1- 11% dos vídeos eram instrucionais e 31,5% eram confiáveis. Quanto mais longo o vídeo, maior o índice de interação (p<.001); 2- 17,03% dos vídeos eram instrucionais. Quanto mais antigo o vídeo, maior o número de inscritos (p=0.039) e o número de visualizações (p<.001); 3- 14,3% dos vídeos foram confiáveis. Os vídeos do termo técnico eram mais longos do que os vídeos do termo leigo (p=0.032). Não houve relação entre termo e confiabilidade (p>0.005) e público-alvo (p>0.005). Conclui-se que a confiabilidade das fontes provedoras de conteúdo é baixa e que a participação dos cursos de odontologia no oferecimento de informação em odontologia no YouTube foi mínima.