AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO CUIDATIVO-EDUCACIONAL NO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE O ACOLHIMENTO DA POPULAÇÃO TRANS NA ATENÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Isabela Lunara Alves Barbalho UFCG
  • Marcelo Costa Fernandes UFCG
Palavras-chave: Pessoas Transgênero, Aplicativos móveis, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: analisar a efetividade de um aplicativo cuidativo-educacional no acréscimo de conhecimentos dos profissionais de saúde no acolhimento da população trans na Atenção Básica. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com 20 profissionais de saúde da Atenção Básica de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Avilou-se o conhecimento por meio de um Quiz em três recortes temporais, bem como a autoavaliação e satisfação relacionada ao uso do aplicativo. A análise foi feita com base nos testes paramétricos Teste T pareado e ANOVA com medidas repetidas. Foram considerados o intervalo de confiança de 95% e a significância estatística quando p<0,05. Para autoavaliação e satisfação do aplicativo foi adotado Índice de Concordância mínimo de 0,80 e Coeficiente de Correlação Intraclasse como medida de confiabilidade. Resultados: a comparação das médias de acertos nos três tempos relevou aumento significativo no pós-teste imediato e tardio. Todos os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram índice de concordância >80%, com índice de concordância total de 98% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,759. Conclusão: o aplicativo proporcionou aumento do conhecimento dos profissionais de saúde e encontra-se apto para o uso.

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Publicado em

dezembro 11, 2024

Seção

Resumos