CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE QUEILOSCOPIA E SUA IMPORTÂNCIA
Resumo
Objetivou-se avaliar o conhecimento dos graduandos de odontologia acerca da importância queiloscópica para fins forenses. Para isso, foi realizado uma abordagem indutiva com procedimento estatistico descritivo e analitico, utilizado um formulário como instrumento, aplicado aos acadêmicos de odontologia em duas universidades do sertão paraibano. Neste contexto, foram coletados impressões labiais de 6 voluntários, e um destes, foi realizada a coleta duas vezes, para que os participantes da pesquisa realizassem a identificação queiloscópica, ao final das questões do formuláro. Após coletados os dados, foram analisados no software JAMOVI (versão 2.3.9.0), utilizando estatistica descritiva, estatística inferencial analítica realizando-se análise bivariada por meio do teste Qui-Quadrado de Pearson de heterogeneidade e tendência linear, bem como o teste Exato de Fisher, considerando-se um nível de significância abaixo de 5% (p< 0,05) e intervalo de confiança 95% (IC95 %). De acordo com os critérios de eligibilidade do estudo, participaram um total de 147 acadêmicos de odontologia, sendo 134 de instituição pública, e a maior parte cursam o 9o período (28,6%). Apenas 19,0% responderam que havia sido abordado na disciplina de Odontologia Legal sobre queiloscopia, e 100% da amostra negaram ter tido prática queiloscópica. Quanto as questões acerca de príncipios da queiloscopia, se as impressões labiais são alteradas apenas com patologias, a amostra se mostrou dividida, sendo 51% responderam “sim”. Na identificação queiloscópica, 76 graduandos afirmaram que conseguiam identificar, e destes apenas 39 acertaram. Em suma, pode-se concluir que os graduandos de Odontologia da amostra, possuem um conhecimento limitado acerca da queiloscopia.