CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO DO DIRETOR SAEB 2021

Autores

  • Jamiles Santos de Lima UFCG
  • Luciana Leandro da Silva UFCG
Palavras-chave: Gestão Escolar,, Questionários Contextuais SAEB, Questionário Elétrico do Diretor SAEB 2021.

Resumo

O nosso objetivo foi caracterizar e analisar as condições de funcionamento das escolas públicas municipais paraibanas, valendo-nos das respostas do Questionário Eletrônico do Diretor SAEB 2021. A presente pesquisa possui uma abordagem quali- quantitativa, ou seja, parte da necessária complementaridade entre os enfoques qualitativo e quantitativo, na busca por superar falsos dualismos e dicotomias produzidas e que favorecem uma visão parcelar e ingênua acerca da realidade. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a revisão bibliográfica e o tratamento dos dados estatísticos com o uso do programa Microsoft Excel. As respostas dos diretores indicam que as escolas possuem sérios problemas de infraestrutura, insuficiência de recursos financeiros para sua manutenção e que, ainda assim, o foco principal das escolas é o alcance do Ideb, por meio de fixação de metas e treinamento dos alunos. Conclui-se que, apesar de suas limitações, o questionário Eletrônico do Diretor é um instrumento importante para aferir as condições de funcionamento das escolas, no entanto, a pouca ênfase e divulgação dos dados contextuais e o não cruzamento desses dados com os indicadores de rendimento e desempenho dificultam uma visão mais abrangente acerca da qualidade da educação nos municípios da Paraíba e do país.

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Publicado em

novembro 28, 2024

Seção

Resumos