CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL AUDIOVISUAL PARA O DIAGNÓSTICO OPORTUNO DA INFECÇÃO PELO HIV
Resumo
No Brasil, ressalta-se a elevada ocorrência de diagnóstico tardio da infecção pelo HIV, apesar dos avanços em seu enfrentamento, sendo imperiosa a implementação de novas ações de educação em saúde, necessárias para contribuir com a meta de acabar com a epidemia de aids como uma ameaça à saúde pública até 2030. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar uma tecnologia educacional audiovisual para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV entre jovens e adultos. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em ambiente eletrônico, seguindo as etapas de: revisão integrativa da literatura; construção do roteiro do conteúdo do vídeo; validação de conteúdo do roteiro por juízes-especialistas e público-alvo; desenvolvimento do storyboard; validação áudio-imagética do vídeo por juízes-especialistas e público-alvo. Participaram deste estudo 07 juízes-especialistas da áreas da saúde, 05 de outras áreas e 22 jovens e adultos na faixa etária de 18 a 39 anos. Realizou-se a coleta de dados entre maio e setembro de 2023, por meio de instrumentos validados adaptados. Para a análise dos dados, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, o Escore SAM e o Índice de Concordância Semântica. O vídeo educativo produzido nesta pesquisa foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência por juízes-especialistas da área da saúde, de outras áreas e por representantes do público-alvo. A participação desses juízes-especialistas e de jovens e adultos, de diferentes cenários da população, permitiu a obtenção de diversas sugestões, recomendações, opiniões enriquecedoras e um olhar ampliado sobre a temática, que ajudaram a aprimorar o vídeo desenvolvido.