A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FEMINISTA AFRO-LATINOAMERICANA: UM ESTUDO DAS OBRAS DE MARIA CAROLINA DE JESUS, BELL HOOKS E LÉLIA GONZALEZ NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ETSC/UFCG – CAJAZEIRAS/PB

Autores

  • Antonio Vinicyo David da Silva UFCG
  • Ewerton Ryan Dias UFCG
  • Francisca Maria Alves Nonato UFCG
  • Joan Soares de Farias UFCG
  • José Gabriel de Sousa Lira UFCG
  • Luíza Eduarda Bandeira Alves UFCG
  • Maria Jamile de Carvalho Albuquerque UFCG
  • Matheus Yago Lopes dos Santos UFCG
  • Miguel Ferreira de Matos UFCG
  • Síngrid Cibele Santos UFCG
  • Luan Gomes dos Santos Oliveira UFCG
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Feminismo, Estudantil, Racismo, Bell Hooks, Lélia González, Maria Carolina de Jesus

Resumo

O presente relatório se propõe despertar o ensino da sociologia no ensino médio, problematizando e questionando a sociologia no meio estudantil com a assistência do curso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com seu campo de pesquisa sendo a Escola Técnica de Saúde de Cajazeira (ETSC) situado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cajazeiras. Objetiva problematizar e questionar a sociologia entre os estudantes, com ênfase no movimento do Feminismo Afro-latino-americano, inspirado em autoras como Bell Hooks, Lélia Gonzalez e Maria Carolina de Jesus, que discutem a intersecção de raça, classe e gênero. O projeto visa criar um ambiente educacional propício para reflexão crítica e discussão de questões cruciais da sociedade, com foco no contexto estudantil. Além disso, reconhece a importância do feminismo e da luta contra o racismo na formação de cidadãos, utilizando literatura científica e conhecimento empírico dos estudantes para compreender e enfrentar as complexas dinâmicas sociais que afetam suas vidas.

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Publicado em

novembro 28, 2024

Seção

Resumos