A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FEMINISTA AFRO-LATINOAMERICANA: UM ESTUDO DAS OBRAS DE MARIA CAROLINA DE JESUS, BELL HOOKS E LÉLIA GONZALEZ NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ETSC/UFCG – CAJAZEIRAS/PB
Resumo
O presente relatório se propõe despertar o ensino da sociologia no ensino médio, problematizando e questionando a sociologia no meio estudantil com a assistência do curso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com seu campo de pesquisa sendo a Escola Técnica de Saúde de Cajazeira (ETSC) situado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cajazeiras. Objetiva problematizar e questionar a sociologia entre os estudantes, com ênfase no movimento do Feminismo Afro-latino-americano, inspirado em autoras como Bell Hooks, Lélia Gonzalez e Maria Carolina de Jesus, que discutem a intersecção de raça, classe e gênero. O projeto visa criar um ambiente educacional propício para reflexão crítica e discussão de questões cruciais da sociedade, com foco no contexto estudantil. Além disso, reconhece a importância do feminismo e da luta contra o racismo na formação de cidadãos, utilizando literatura científica e conhecimento empírico dos estudantes para compreender e enfrentar as complexas dinâmicas sociais que afetam suas vidas.