WOUND GAME: TECNOLOGIA LÚDICO-EDUCATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
Resumo
O objetivo deste estudo é desenvolver uma tecnologia lúdico-educativa para a aprendizagem de enfermagem na prevenção, avaliação e tratamento de feridas. Trata-se de um metodológico construído em três etapas, na etapa de planejamento, foi realizado uma scoping review com objetivo de mapear na literatura como a gamificação auxilia no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem acerca da prevenção, avaliação e tratamento de feridas. A etapa de prototipagem ocorreu com o auxílio de uma equipe de game design e ilustradores, buscando equilibrar a mecânica, estética, estória e tecnologia que são elementos básicos para construção de um game. Por fim, para a etapa de produção da primeira versão jogável, foi utilizado o engine construct versão 2. Os resultados da revisão apontaram que existem 3 games, de origem nacional, voltados para a aprendizagem dos estudantes de enfermagem sobre cuidados com a pele do recém-nascido, cuidados com feridas operatórias e sobre escolha de tratamento de alguns tipos de feridas. Nessa concepção, a estória do Wound Game foi construída em volta não apenas do contexto de tratamento como também da prevenção e avaliação de feridas. Utilizando mecanismos de pontuação e feedback, comum a quase todos os jogos selecionados na amostra. No entanto, ainda se faz necessário a avaliação sobre o impacto desses games na aprendizagem dos discentes. Ademais, esse estudo tem como perspectiva futura a realização da validação por especialistas e público-alvo, para que assim possamos compreender melhor sua potencialidade e possíveis melhorias.