COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO NA INFÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL POR MEIO DE DOIS JOGOS DIGITAIS
Resumo
A cooperação é um tipo de comportamento essencial para a organização social, que pode ocorrer por vínculo familiar, identificação de grupo ou reciprocidade. Apesar da amplitude de estudos realizados com adultos, o modo como a cooperação se desenvolve ao longo da infância é pouco estudado, assim como fatores que favorecem o comportamento cooperativo. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a cooperação e as funções executivas, uma vez que estas têm relação com o comportamento social. Para isso, optou-se pelo uso de três ferramentas já validadas, que fornecem medidas quantitativas sobre a memória de trabalho, o controle inibitório e o planejamento, além de dois jogos digitais que seguem a lógica do Dilema do Prisioneiro. A amostra foi composta por 55 crianças (58% meninos), com idade média de 108,30 meses, recrutados em escolas públicas e particulares de Campina Grande. Os resultados apontam uma relação entre a taxa de cooperação total e a capacidade de planejamento das crianças. Além disso, foi encontrada uma influência significativa da idade e do tipo de escola na cooperação total, especificamente no jogo Slingshot Challenge. A correlação entre as demais funções executivas e a cooperação não foi significativa, mas estudos futuros com uma amostra maior e outras ferramentas para mensuração dessas variáveis podem fazer uma melhor indicação.