ANÁLISE DO GRAU DE MISTURA (DOB) DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS COM VARIAÇÃO DA TEMPERATURA DE USINAGEM E TEOR DE RAP
Resumo
A engenharia de pavimentação procura por procedimentos e materiais alternativos capazes de reduzir os custos de produção e os danos provocados ao meio ambiente. Nesse cenário, uma das alternativas sustentáveis emergentes é o uso de materiais reciclados da fresagem dos pavimentos para a construção e manutenção de novas estradas. Contudo, ainda existem dificuldades para o seu uso em grande quantidade. Uma delas é saber como e quanto deste material reciclado irá interagir com os materiais virgens, ou seja, o Grau de Interação (DoB) entre ambos, pois o ideal é que todo o ligante existente no RAP seja ativado e fique disponível para a mistura com o novo ligante, mas na prática, uma parte do ligante antigo permanece inativo. Logo, este trabalho tem o objetivo de aumentar o entendimento sobre esse Grau de Mistura, considerando fatores que o influenciam, como o teor de material reciclado e a temperatura de usinagem. Para isso, será realizado o ensaio de Módulo Dinâmico para montar um banco de dados e alcançar uma formulação que quantifique o Grau de Mistura mencionado.