FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PARAÍBA: Um Mapeamento das publicações de 2012 a 2022

Autores

  • Sueli da Silva Santos UFCG
  • Kiara Tatianny Santos da Costa UFCG
Palavras-chave: Formação continuada, Políticas educacionais, Docência e profissionalidade

Resumo

O intuito deste trabalho foi mapear as publicações sobre formação continuada docente na última década (2012-2022). Para tanto, tomou-se como base de fundamentação teórica alguns autores a exemplo; Nóvoa (1992, 2009) Imbernon (2009, 2010) Canário (1998), Alarcão (1998) Oliveira (2016) que entendem a formação continuada como processo contínuo de formação que se estende ao longo da vida e precisa deste modo ser compreendido enquanto processo permanente. Perfazendo os procedimentos metodológicos, a pesquisa se estrutura como quantiqualitativa do tipo bibliográfico que toma como base a última década (2012 a 2022) e analisa as publicações em língua portuguesa da base de dados da Scielo. A categorização circunscreve-se a partir da tipologia do estudo, (abordagens teóricas, relatos de experiência e estudos que abordem propostas formativas etc), região e ano de publicação. Como procedimento de análise de dados optou-se por utilizar a análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) para a análise das publicações, bem como elegeu-se as 5 características mais comuns e eficazes apontadas no estudo de Moriconi (2017), como categorias de análise definidas a priori para analisar as propostas formativas encontradas; Foco no conhecimento pedagógico do conteúdo, Métodos ativos de aprendizagem, Participação coletiva, Duração prolongada e Coerência. Os resultados apontam pouca publicização de experiências de formação continuada docente na Paraíba e que as formações em geral não se concentram sobre a demanda real da necessidade formativa solicitada pelos professores.

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Publicado em

novembro 28, 2024

Seção

Resumos