CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA GUADALUPENSE PARA CRIANÇAS E JOVENS LEITORES EM LÍNGUA FRANCESA

Autores

  • Maria Jiennalle Rodrigues Barbosa UFCG
  • Josilene Pinheiro- Mariz UFCG
Palavras-chave: Literatura, Jovens Leitores, Guadalupe, Antilhas

Resumo

Estudar as literaturas de/em língua francesa fora do eixo hexagonal, como é conhecida a França metropolitana, é hoje uma atitude que valoriza os saberes tradicionais e o conhecido sul global. Neste projeto, prosseguimos com a cartografia da produção literária de/em língua francesa gerada fora da França hexagonal. Nos direcionamos à ilha de Guadalupe, nas Antilhas, região insular da diáspora africana nas Américas, que comporta toda a extensão do Mar do Caribe. Enfocaremos a produção literária dessa pequena Ilha conhecida por autores como André Schwarz- Bart e Simone Schwarz-Bart, Saint-John Perse, Gisèle Pineau, Maryse Condé, só para citar alguns. Mas, e a produção para crianças, como se apresenta? A partir dessa inquietação, estabelecemos a seguinte questão de pesquisa: Que literaturas são publicadas e que autores guadalupenses escrevem para o público infantil e juvenil? Na busca pela resposta, construímos o seguinte objetivo geral: Cartografar e estudar a literatura produzida, em língua francesa, de autores da ilha da Guadalupe, tendo como público-alvo crianças e jovens leitores. Esse objetivo é distribuído em outros três: a) Inventariar as temáticas mais recorrentes nas publicações de obras literárias endereçadas às crianças e aos jovens leitores na ilha da Guadalupe; b) Identificar os gêneros literários mais publicados para o público formado por crianças e jovens leitores na Guadalupe, elucidando o espaço de divulgação e de circulação de tais obras; c) Selecionar amostras da produção literária contemporânea da literatura guadalupense para análise e exposição da temática e gênero literário. Com características de pesquisa quali-quantitativa de cunho bibliográfico e documental e analítica (BALDISSERA, 2016), esta investigação observa relatórios anteriores (PIBIC CNPq/ UFCG 2011-2022) que contribuem para construir essa cartografia das literaturas ditas “francófonas” e para catálogos de bibliotecas nacionais e internacionais, além de livrarias e sítios da internet.

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Publicado em

novembro 28, 2024

Seção

Resumos