SOBRE A PRESENÇA DA LITERATURA NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Resumo
A partir do crescente número de imigrantes que pensam em vir para o Brasil em busca de melhores condições de vida, trabalho ou ampliar seus estudos, observa-se a necessidade de formar profissionais qualificados para atender essa demanda. Tendo em vista esse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: Investigar, nas universidades em que há o ensino de português como língua não materna, a presença da literatura no âmbito desse ensino. Como objetivos específicos: a) Enumerar as universidades públicas que ofertam cursos de português como língua não materna; b) Identificar se nessas instituições é feita a abordagem do texto literário em aula de português como língua estrangeira; c) Analisar o material didático trabalhado nesses centros, ressaltando-se a presença da literatura. Trata-se também de uma pesquisa documental exploratória, pois investigará as especificidades do ensino de uma língua trabalhada ao lado da leitura literária. Nossas bases teórico-metodológicas estão ancoradas em estudos Philippov; Schettini; Silva (2015), Candelier, De Carlo (2009), Brait (2002) e Albert e Souchon (2000). Os resultados desta pesquisa apontam para o crescimento na área de Português como Língua Não Materna (PLNM), mas, ainda é necessário pesquisas voltadas para o ensino de PLNM a partir da literatura, além de disciplinas obrigatórias nas grades curriculares nos cursos de Letras.