POLÍTICAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL IMPLEMENTADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINA GRANDE NO CONTEXTO DO FUNDEB

Autores

  • Maria Vitória Oliveira dos Santos UFCG
  • Joedson Brito dos Santos UFCG
Palavras-chave: Educação Infantil na RMCG, Indicadores de cobertura, Financiamento da Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho trata dos resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica, que teve como objetivo geral “identificar e descrever as políticas públicas para o financiamento da Educação Infantil implementadas na Região metropolitana de Campina Grande/PB, entre 2007 e 2020”. Para dar conta do estudo optamos por uma abordagem de natureza quanti-qualitativa tendo o estudo de casos múltiplos como estratégia metodológica e como técnica de pesquisa a análise documental. O recorte temporal adotado é marcado pela criação de dispositivos legais que impactam diretamente na oferta da Educação Infantil (EI). Evidenciou-se que a região possui muitas disparidades e desigualdades no que se refere aos indicadores sociais, econômicos, demográficos e educacionais. Tais aspectos influenciam na política de atendimento da EI. Observou-se o crescimento do atendimento de matrículas, para EI, sobretudo em municípios com maior população e maior capacidade financeira. Que as cidades com maior capacidade orçamentária apresentaram tendência de elevação do atendimento privados tanto, sem conveniamento quanto via conveniamento com o poder público, como alternativa de prover acesso de baixo custo. Os indicadores de investimento em educação demonstraram que o Fundeb contribuiu na ampliação do atendimento e do investimento para a EI. Aspecto que reflete no fato de que quase todos os Programas e Políticas Federais para a Educação Básica e para EI estão sendo desenvolvidos na RMCG. Contudo, constatou-se a persistência de parcos recursos para EI e a concentração dos investimentos no Ensino Fundamental.

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Publicado em

novembro 27, 2024

Seção

Resumos