A ENGENHARIA ELÉTRICA E AS CIÊNCIAS EXATAS PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO: PROJETO MOTIVADOR

Autores

  • Alexandre Souza Silva ECIT Raul Córdula
  • Eloyse Sthefanny da Silva Cavalcante ECIT Bráulio Maia Junior
  • Heitor Genuíno Mota ECIT Bráulio Maia Junior
  • João Pedro Cavalcanti Alves ECI Itan Pereira
  • Maria Eduarda Costa dos Santos ECI Itan Pereira
  • Maria Isabelly Freitas Silva ECIT Raul Córdula
  • Maria Luiza Cabral Ventura ECIT Bráulio Maia Junior
  • Pablo Ruan Barbosa Mendes ECIT Raul Córdula
  • Pedro Henrique dos Santos Sousa ECIT Bráulio Maia Junior
  • Wendel dos Santos Primo ECIT Raul Córdula
  • Raimundo Carlos Silvério Freire UFCG

Resumo

A falta de abordagens e de aplicações práticas voltadas para as áreas de ciências exatas e engenharias, nas disciplinas cursadas no ensino médio, é uma das causas principais da falta de motivação para estudantes de ensino médio seguirem cursos nessas áreas. A evasão estudantil nos cursos de engenharia tem também esse fator como uma das causas principais. Por outro lado, estudantes de escolas de nível médio não se sentem motivados a seguirem cursos de engenharia por estimarem que o curso seja difícil de ser seguido. Visando contornar esses problemas é que este projeto foi desenvolvido. Participaram desse projeto um total de 12 alunos do ensino médio (incluindo voluntários), sendo 4 da ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior, 4 do ECI Prof. Raul Córdula, 4 da ECI Prof. Itan Pereira. A metodologia utilizada constituiu-se em apresentações teóricas e práticas com participação efetiva dos alunos do ensino médio. As apresentações foram feitas por alunos voluntários de Engenharia Elétrica (6) e pelo coordenador do projeto, de forma presencial, no Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas. Foram usados simuladores de circuitos eletrônicos e montagens em laboratório para as demonstrações e treinamentos. O objetivo desse projeto era atrair jovens, estudantes do ensino médio, para a área de ciências exatas. Os assuntos temas das atividades foram: revisão de matemática, eletrônica básica, componentes eletrônicos, programação, utilização e funcionamento de instrumentos de medição. Esses assuntos foram abordados com um forte componente de aprendizado pela prática. Foi feito também um treinamento em elaboração, escrita e apresentação de trabalhos técnicos científicos, nos quais os alunos de ensino médio eram estimulados a escrever e apresentar trabalhos. No geral os alunos foram bastante motivados com este projeto, especialmente pelos aspectos práticos (simulação e montagens) dado ao conteúdo apresentado. Visando a divulgar o projeto e motivar outros estudantes, foram feitas apresentações nas escolas de ensino médio participantes do projeto, pelos seus alunos. Em cada uma dessas apresentações a plateia contou com mais de 100 estudantes.

Downloads

Publicado

2025-07-14