O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ester de Lucena Silva Ribeiro UFCG
  • Helber Rangel Formiga Leite de Almeida UFCG
Palavras-chave: Ensino Remoto, Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

No ano de 2020 o planeta Terra foi atingido pela pandemia de Covid-19. Nossos hábitos tiveram que ser modificados tão logo os primeiros casos se aproximavam do nosso convívio. Entre os mais variados impactos causados, a educação precisou, primeiro entender o que estava acontecendo, e depois repensar todos os processos de ensino e aprendizagem. O ensino presencial já não era possível, devido à necessidade de isolamento da população, o que impulsionou a criação do ensino remoto emergencial, ou nos cenários mais otimistas, o ensino híbrido. A discussão sobre quais tecnologias digitais deveriam ser utilizadas para que o ensino pudesse chegar aos lares dos alunos permeava boa parte das discussões envolvendo governos, escolas e professores. Em particular, o ensino de matemática por meio dessas tecnologias demonstrava maior preocupação, devido principalmente à dificuldade histórica na aprendizagem da disciplina. Pensando nisso, esse projeto teve como objetivo investigar de que maneira as tecnologias digitais foram utilizadas nas aulas de disciplinas de conteúdos matemáticos do ensino superior, durante o ensino remoto, tendo como pergunta norteadora, qual o papel das tecnologias digitais durante o ensino remoto/híbrido de matemática? A metodologia utilizada foi do tipo quali-quantitativa, procurando identificar as tecnologias e a maneira como foram utilizadas. O cenário da pesquisa foi constituído por 11 professores das áreas de Cálculo, Física e Engenharia do Campus de Pombal da UFCG. Como principais resultados, percebemos que a falta de formação inicial dos professores e a pouca oferta de cursos sobre o uso de tecnologias digitais foram as maiores dificuldades encontradas pelos docentes do Campus.

Downloads

Publicado em

novembro 1, 2024

Seção

Resumos