POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM ARQUITETURA ESCOLAR: MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA CAMPINA GRANDE E REGIÃO
Resumo
A adoção de metodologias participativas favorece a concepção de espaços com relação afetiva mais adequada entre pessoas e ambiente e maior conscientização das pessoas sobre a importância do espaço físico. Inclusive o Ministério da Educação estimula, em suas publicações oficiais, a adoção dessa prática na concepção e manutenção de edifícios da arquitetura escolar. Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver guia de orientação sobre métodos participativos para concepção e manutenção de edifícios escolares para uso da comunidade escolar da região metropolitana de Campina Grande, por reconhecer as limitadas práticas de participação adotadas localmente. E tem como objetivos específicos: (1) caracterizar a importância do ambiente construído para o processo de ensino- aprendizagem; (2) sistematizar conceitos e práticas de métodos participativos passíveis de serem usados pela comunidade escolar local; (3) produzir manual de fácil divulgação e interpretação pela comunidade escolar. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa aplicada, se baseia, quanto aos procedimentos, em pesquisa bibliográfica sobre métodos e técnicas de participação em projeto de arquitetura, além de pesquisa documental e entrevistas com arquitetos que adotam métodos participativos. Como resultado, a pesquisa constata que o enfoque do guia deve ser orientativo, já que o processo de participação é imprevisível.