EFETIVIDADE DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ESTÍMULO COGNITIVO EM IDOSOS.
Resumo
Objetivou-se avaliar a efetividade da tecnologia cuidativo-educacional “AtivaMENTE” para o estímulo cognitivo de idosos e apresentar os benefícios gerados. É um estudo quase experimental do tipo antes-depois sem randomização, buscando a efetividade de uma intervenção elaborado em duas etapas: definição da amostra e aplicação do pré-teste e aplicação do jogo “AtivaMENTE”, pós-teste, teste. No Test t pareado observou-se o valor de p = 0,006 na comparação dos dados do Grupo Intervenção (GI), assim, considerando o valor de p menor que o nível de significância (0,05), evidenciou-se diferença satisfatória na cognição da pessoa idosa antes e depois das intervenções. O Grupo Controle (GC) apresentou semelhança com o pré-teste do GI antes de sofrer a intervenção. Com o Teste t independente observou-se p <0,001, mostrando que houve efeito de uma intervenção sobre um determinado grupo. O jogo AtivaMENTE foi bem aceito, pela maioria, durante as intervenções com o público-alvo, gerando curiosidade e interesse em participar, sendo capaz de provocar estímulos cognitivos na pessoa idosa. Conclui-se que o jogo AtivaMENTE, validado, mostrou efetividade em gerar estímulos cognitivos na pessoa idosa, se tornando mais uma ferramenta que se utilizada por qualquer profissional de saúde proporciona estímulos cognitivos em pessoas idosas.