RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA: DAS ATIVIDADES PROPOSTAS ÀS REFLEXÕES DOCENTES (ANO 1- RESUMO ACADÊMICO)

Autores

  • Lucenilda Carla do Nascimento Silva UFCG
  • Elizabeth Maria da Silva Silva UFCG
Palavras-chave: Relato de experiência, Ensino de escrita acadêmica, Resumo acadêmico

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o tratamento pedagógico dado ao gênero resumo acadêmico em atividades de escrita propostas na área de Língua Portuguesa, socializadas em relatos de experiência publicados em periódicos brasileiros. Especificamente: 1) Mapear os objetos de ensino contemplados nas atividades relativas ao gênero resumo acadêmico socializadas em relatos de experiência publicados em periódicos brasileiros; 2) Identificar as abordagens de ensino de escrita acadêmica subjacentes às atividades relativas ao gênero resumo acadêmico mapeadas nos relatos de experiência selecionados; e 3) Analisar, nos relatos selecionados, a opinião dos seus autores sobre as potencialidades e os desafios de ensinar resumo acadêmico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa híbrida de caráter exploratório e documental, com abordagem qualitativa, cujo corpus de análise é constituído por relatos de experiência dispostos no banco de dados do Portal dos Periódicos da CAPES e do Google Acadêmico. Os resultados analisados, com base em abordagens de ensino de escrita, evidenciam a recorrência da abordagem da socialização acadêmica associada tanto as habilidades de estudo quanto aos letramentos acadêmicos, bem como a utilização de procedimentos distintos que se caracterizam como potencialidades, e não desafios, no ensino do gênero resumo. Conclui-se que as opiniões sobre as potencialidades encontradas no ensino fortalecem ainda mais a proposta de um ensino explícito, apoiado em atividades que ajudarão os discentes na sua formação.

Downloads

Publicado em

outubro 13, 2024

Seção

Resumos