METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO I
Palavras-chave:
Inovação pedagógica, educação pós pandemia, aprendizagem ativaResumo
Um dos principais desafios causados pela pandemia de Covid-19 foi a exigência que o ensino se desse de maneira remota ou híbrida. Muitos professores precisaram se adaptar a esse novo cenário e, dentre as diferentes estratégias utilizadas, o uso de metodologias de aprendizagem ativa e tecnologias digitais se destacaram. Na volta ao ensino presencial vemos, no entanto, que muitos docentes, mesmo tendo passado por essa fase de desenvolvimento metodológico e tecnológico, ainda seguem o modelo tradicional de aula expositiva. Pensando nesses aspectos, esse projeto surgiu com o objetivo de investigar o uso de metodologias ativas em consonância com as tecnologias digitais, cujo cenário de investigação foi composto por alunos da disciplina Cálculo I do curso de Agronomia do CCTA. A metodologia utilizada seguiu um modelo misto quali-quantitativo, para aumentar a confiabilidade dos dados produzidos. Dentre os resultados obtidos pôde-se notar maior aproveitamento da turma perante os novos métodos, ocorrendo uma redução, considerável, no número de alunos retidos por uma disciplina reconhecida pelo seu histórico de retenção e reprovação.