ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA A RESPEITO DA COMUNICAÇÃO DE MÁS- NOTÍCIAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
Palavras-chave:
más notícias, prática médica, currículos de formação médicaResumo
A comunicação de más notícias é uma competência essencial na prática médica, pois influencia diretamente a relação entre o profissional de saúde e o paciente, além de impactar a tomada de decisões e o manejo emocional dos envolvidos. A literatura destaca a importância de integrar o ensino dessa habilidade no currículo das escolas médicas, visando preparar adequadamente os estudantes para enfrentar situações desafiadoras durante sua prática clínica. Neste estudo foi possível observar que os participantes discentes do curso de medicina do CCBS-UFCG não se sentem preparados para comunicar más notícias e referem que a matriz curricular não oferece este treinamento. Isso sugere uma lacuna entre o ensino teórico e a aplicação prática dessas habilidades que gera insegurança e ansiedade, especialmente durante o período de contato mais intensivo de contato com más-notícias, nos quatro últimos períodos letivos do curso.
Também foi possível constatar que os(as) discentes acreditam que seria proveitoso que houvesse componente currícular obrigatório para tratar a temática, situado no antes do início do chamado “internato”. Ao compreender essas percepções, pretende-se contribuir para a melhoria dos currículos de formação médica, promovendo uma educação mais integral que prepare futuros médicos para os desafios emocionais e éticos da prática clínica.