CONSTRUINDO CIENTISTAS
: INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
PIBIC-EM, Escola Politécnica da Paraíba, Lynaldo Cavalcanti.Resumo
A concepção que fundamenta o CNPq desde sua criação é a de que “para desenvolver o país é necessário desenvolver as pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia (...)”. Nesse sentido, uma das políticas do CNPq foi a criação do PIBIC em 1988, o PIBIC-Júnior em 2003 e o PIBIC-EM em 2010, principal programa de promoção da iniciação científica no ensino médio. Este artigo diz respeito a pesquisa “Construindo cientistas: iniciação científica para o ensino médio” que teve como objetivos introduzir as estudantes do ensino médio na pesquisa científica por meio de estudos sobre a história da antiga Escola Politécnica da Paraíba e sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na cidade de Campina Grande. Para isso, foram realizadas atividades de estudo da história da ciência, treinamentos para atividades de organização de fotografias históricas da antiga Escola Politécnica da Paraíba, estudos de textos científicos sobre a participação de mulheres na ciência e treinamento para usos de técnicas da história oral para transcrição de entrevistas de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque um dos mais importantes gestores da política científica no Brasil. Como resultado desta pesquisa houve a ampliação do conhecimento sobre a história do ensino superior na cidade de Campina Grande e de aspectos da história da ciência e tecnologia inovação nesta cidade e a integração entre a escola pública de ensino médio e a universidade.