EFEITO DE UM APLICATIVO NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

EFEITO DE UM APLICATIVO NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

Autores

  • Laize Esteffany Alves de Lemos Universidade Federal de Campina Grande
  • Lidiany Galdino Felix UFCG

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, Tecnologia da Informação, Ferimentos e Lesões

Resumo

Objetivo: comparar o conhecimento de estudantes de graduação em Enfermagem sobre avaliação e tratamento de feridas, antes e após o uso do aplicativo. Método: estudo quase experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 29 estudantes de Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior paraibana. Foi utilizado um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste, e o System Usability Scale (SUS) para avaliar a usabilidade do aplicativo. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar para amostras pareadas. Resultados: A maioria dos discentes participantes era do sexo feminino (69,0%), com idade predominante entre 18 e 21 anos (65,5%), estava no 4º período (75,9%). Verificou-se um aumento no número de acertos em 18 (66,6%) das 27 questões avaliadas no pós-teste. Além disso, houve uma mudança estatisticamente significativa nas questões 1, 8, 10, 13, 14 e 18. Os itens relacionados a usabilidade apresentaram uma pontuação de 86,2 considerada melhor alcançável ou excelente. Conclusões: o uso do aplicativo teve um impacto positivo no conhecimento dos discentes, foi considerado útil para o ensino sobre tratamento de feridas.

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Publicado

2025-05-13