Estudantes Cotistas
Ingresso, Permanência, Desafios
Resumo
ESTUDANTES COTISTAS: INGRESSO, PERMANÊNCIA, DESAFIOS
Marcos Vinicios de Almeida Abrantes[1], Rosilene Días Montenegro[2]
RESUMO:
O presente PIBIC-AF “Estudantes Cotistas: Ingresso, Permanência e Desafios” se propõem em estudar o impacto da Lei nº 12.711 (a Lei de Cotas) na Universidade Federal de Campina Grande, focando na análise qualitativa e quantitativa dos: (a) Ingresso de estudantes pela Lei nº 12.711/2012; b) Fazer o levantamento por gênero no ingresso pela lei de cotas; c) Produzir um levantamento do ingresso pela lei de cotas por curso e área de conhecimento; d) Identificar o período de duração no curso de estudantes ingressantes na UFCG pela lei de cotas; e) Mapear os pedidos de transferência, abandono/desistência de cursos dos estudantes ingressantes na UFCG pela lei de cotas; f) Fazer o levantamento do acesso a políticas internas de auxílio à permanência dos estudantes ingressantes na UFCG pela lei de cotas; g) Delimitar os dados das cotas com ênfase na questão de gênero. Foi utilizado a metodologia de pesquisa de dados pela Lei de Acesso a Informação e criando um qualitativo com base nos dados abertos da PRE. Foi obtido então dados em um recorte geral e por centros de: ingressantes cotistas e a divisão por gênero, graduados, abandonos/desistências e transferências. Foi comparado esses dados com dados de não cotistas, apresentando que alunos cotistas tem o dobro de dificuldade para se formar. Não foi possível conseguir dados referentes as bolsas permanências, por falta de um sistema integrado da PRAC. Isso apresenta as dificuldades dos alunos cotistas e de acesso a informações dentro da UFCG.
Palavras-chave: cotas, UFCG, graduação
QUOTA STUDENTS: ADMISSION, STAY, CHALLENGES
ABSTRACT
The current PIBIC-AF project “Quota Students: Admission, Retention, and Challenges” aims to study the impact of Law No. 12.711 (the Quota Law) at the Federal University of Campina Grande, focusing on the qualitative and quantitative analysis of: (a) The admission of students through Law No. 12.711/2012; (b) A gender-based survey of admissions through the quota law; (c) A survey of admissions through the quota law by course and field of study; (d) Identification of the duration of the course for students admitted to UFCG through the quota law; (e) Mapping transfer requests, dropouts/withdrawals from courses of students admitted to UFCG through the quota law; (f) A survey of access to internal retention support policies for students admitted to UFCG through the quota law; (g) Delimitation of quota data with an emphasis on gender issues. The research methodology involved data collection through the Access to Information Law and creating a qualitative analysis based on open data from the PRE. Data were obtained from a general and center-specific breakdown of quota students and their gender distribution, graduates, dropouts/withdrawals, and transfers. These data were compared with those of non-quota students, showing that quota students face twice the difficulty in graduating. It was not possible to obtain data on retention scholarships due to the lack of an integrated PRAC system. This highlights the challenges faced by quota students and the difficulties in accessing information within UFCG.
Keywords: quotas, UFCG, graduation
[1]Graduando em Arte e Mídia, UAAM, UFCG, Campina Grande, PB, email: vinicios.abrantes17@gmail.com
[2] Doutora, Professora Titular em História, Unidade Acadêmica em História da UFCG, Campina Grande, PB, e-mail: rosilene.dias@professor.ufcg.edu.br