CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE RAÇA
UMA ANÁLISE SOBRE HIERARQUIZAÇÕES
Palavras-chave:
Racismo, Primeira Infância, Educação InfantilResumo
As crianças, desde a primeira infância, convivem com o fenômeno do racismo contra a população negra que é estruturado socialmente a partir de uma lógica de hierarquização racial. Entretanto, o racismo na Educação Infantil ainda é um processo marcado pela invisibilidade social. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de crianças de quatro anos da Educação Infantil sobre hierarquização de papéis sociais com base na cor da pele. A pesquisa apresenta delineamento transversal com a participação de 48 crianças de 4 anos de idade, matriculadas em pré-escolas públicas localizadas na cidade de Campina Grande- Paraíba. Para a coleta de dados, foram realizadas oficinas de contação de estórias em que os participantes escolhem bonecos (bonecas brancas e negras e bonecos brancos e negros) para representar os personagens das estórias contadas. Os dados foram analisados quantitativamente, a partir de estatísticas descritivas e interpretado a luz do referencial teórico utilizado. A partir da análise dos resultados, verificou-se que 71% das crianças, sejam elas brancas, pardas ou negras, associam características como riqueza e bondade a cor da pele branca e um percentual menor de 54% para pobreza e maldade a pele negra. Almeja-se que tais resultados possam contribuir com a construção de propostas de intervenção no contexto educacional, que considerem a contação de histórias como um instrumento de promoção da criatividade e do desenvolvimento infantil atrelados a promoção da equidade racial.