A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO DIA A DIA DE ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Finanças, Orçamento FamiliarResumo
Este projeto de pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Matemática em todo Canto”, que tem como objetivo principal, mostrar as diversas aplicações da Matemática no dia a dia. Neste projeto, em particular, abordamos o caso da presença da Matemática na Educação Financeira. O objetivo aqui foi analisar a percepção dos alunos de duas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio em relação ao tema Educação Financeira e fazer uma abordagem dos conteúdos matemáticos relacionados à essa temática com os conteúdos matemáticos vistos pelos alunos em sala de aula. Inicialmente, foi feito uma pesquisa bibliográfica em relação ao tema abordado e a situação de endividamento das famílias brasileiras. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário de avaliação às turmas do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, de modo a avaliar alunos em fases diferentes de nível de escolaridade. A coleta e a análise dos dados foram feitas utilizando tabelas de frequência através de planilhas do Excel. Foi observado que os alunos se preocupam em manter uma boa educação financeira, no entanto, o nível de entendimento destes em relação às boas práticas da educação financeira ainda é baixo e isso parece ser um déficit oriundo do pouco conhecimento, a respeito do assunto, pois a maioria dos alunos afirmam ter adquiridos seus conhecimentos em educação financeira por outros meios que não seja a escola. Foi observado também que os alunos possuem dificuldades em relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com os problemas matemáticos do dia a dia. Durante a pesquisa, os alunos foram instruídos sobre alguns conceitos básicos da educação financeira e observou-se um aumento significativo no interesse dos alunos das escolas da pesquisa por temas relacionados à matemática financeira, bem como uma melhoria na capacidade de aplicar conceitos matemáticos em contextos reais. Além disso, relatos dos participantes indicam uma maior consciência sobre a importância da gestão financeira pessoal.