ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS POR POLÍMEROS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO DIRETA E APLICAÇÃO DO MODELO S-VECD

Autores

  • Hillary Marinho UFCG
  • Jonny Dantas Patrício ufcg

Resumo

A durabilidade das rodovias asfaltadas é essencial para a segurança e eficiência do tráfego, sendo a fadiga dos materiais asfálticos um fator crítico. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho mecânico de mistura asfáltica utilizando asfalto modificado por polímero (AMP), utilizando o modelo S-VECD (Simplified Continuous Damage Viscoelastic Model). Foram realizados ensaios de módulo dinâmico para caracterização viscoelásticas, bem como ensaios de tração direta para avaliar o desempenho à fadiga e determinar as curvas de dano de misturas asfálticas com adição de polímeros. Os resultados obtidos no ensaio de módulo dinâmico e na avaliação da resistência à fadiga demonstram melhor desempenho

Biografia do Autor

Jonny Dantas Patrício, ufcg

A durabilidade das rodovias asfaltadas é essencial para a segurança e eficiência do tráfego, sendo a fadiga dos materiais asfálticos um fator crítico. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho mecânico de mistura asfáltica utilizando asfalto modificado por polímero (AMP), utilizando o modelo S-VECD (Simplified Continuous Damage Viscoelastic Model). Foram realizados ensaios de módulo dinâmico para caracterização viscoelásticas, bem como ensaios de tração direta para avaliar o desempenho à fadiga e determinar as curvas de dano de misturas asfálticas com adição de polímeros. Os resultados obtidos no ensaio de módulo dinâmico e na avaliação da resistência à fadiga demonstram melhor desempenho

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Publicado

2025-05-21