IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL AUDIOVISUAL PARA O DIAGNÓSTICO OPORTUNO DA INFECÇÃO PELO HIV ENTRE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
HIV, Diagnóstico Precoce, Filme e Vídeo EducativoResumo
O objetivo do estudo foi implementar uma tecnologia educacional audiovisual e avaliar as suas repercussões para o conhecimento, atitudes e práticas de jovens e adultos sobre o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV. Trata-se de um estudo de intervenção, não controlado e não randomizado, do tipo antes e depois, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida em ambiente eletrônico, e o processo de amostragem foi não-probabilístico, por conveniência. A amostra foi composta por 80 participantes, jovens e adultos na faixa etária de 18 a 39 anos, residentes do Estado da Paraíba. A coleta dos dados aconteceu em duas etapas, no período de dezembro de 2023 a julho de 2024. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário on-line pré-intervenção, antes da disponibilização do vídeo educativo. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário on-line pós-intervenção. Realizou-se análise descritiva das variáveis e análise bivariada, por meio dos testes não paramétricos de McNemar e de Wilcoxon, no Software SPSS versão 21.0. Os resultados deste estudo apontaram que a intervenção, por meio de uma tecnologia educacional audiovisual sobre o diagnóstico oportuno do HIV, propiciou mudanças positivas relacionadas ao nível de conhecimento e às atitudes de jovens e adultos acerca da infecção, o que pode contribuir para a transformação de suas práticas, favorecendo a ocorrência do diagnóstico precoce do HIV neste público. Esse estudo poderá nortear profissionais de saúde e gestores no desenvolvimento de medidas educacionais e preventivas, de modo a alcançar melhorias e avanços no diagnóstico precoce da infecção e no enfrentamento do HIV/aids entre jovens e adultos.