AVALIAÇÃO DO DANO POR FADIGA EM MISTURA ASFÁLTICA MODIFICADA POR POLÍMERO POR MEIO DO MODELO S-VEC
Resumo
Devido ao aumento do tráfego rodoviário e à necessidade de maior durabilidade e resistência dos revestimentos asfálticos sob cargas pesadas, o uso de polímeros para modificar ligantes em misturas asfálticas tem se tornado mais comum. Aliado a isso, o defeito de revestimentos asfálticos, causado pelo trincamento por fadiga, envolve a formação de microfissuras com comportamento não linear. A avaliação de materiais asfálticos, principalmente em relação à fadiga, é fundamental para garantir a durabilidade das pavimentações. Recentemente, o ensaio de fadiga à tração direta, aliado ao modelo viscoelástico de dano contínuo simplificado (S-VECD), tem sido utilizado como uma alternativa para investigar esses fenômenos e melhorar o entendimento do desempenho dos pavimentos asfálticos. Dessa forma, a presente pesquisa busca investigar as características reológicas de ligantes asfálticos 50/70 que foram modificados por polímeros reativos (EMA-GMA) e não reativos (PET), em conjunto com o uso do ácido polifosfórico (PPA), no qual o objetivo é avaliar como essas modificações afetam o comportamento mecânico de misturas asfálticas, comparando-as com o ligante asfáltico convencional. Logo, os resultados da reologia mostram que a fórmula M1 (97,75% CAP 50/70 + 1,8% EMA-GMA + 0,3% PET + 0,15% PPA) apresentou melhores resultados físicos e reológicos.Utilizando a metodologia SUPERPAVE, determinou-se o teor de projeto para as misturas asfálticas com o CAP 50/70 convencional e o modificado com polímero. O comportamento linear viscoelástico (LVE) foi analisado através do ensaio de módulo dinâmico, e o desempenho à fadiga por meio do ensaio de tração direta uniaxial, utilizando o modelo S-VECD. Segundo o critério de falha DR e a capacidade de dano Sapp, as misturas com ligantes poliméricos apresentaram melhor desempenho em fadiga. Assim, o uso de ligantes modificados por polímeros resultou em misturas asfálticas mais resistentes ao dano por fadiga.