QUALIDADE DA ARQUITETURA ESCOLAR

APO DE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM CAMPINA GRANDE

Autores

  • Alison Matheus de Melo Silva UFCG
  • Fúlvio Teixeira de Barros pereira ufcg

Palavras-chave:

Arquitetura Escolar, Projeto de Arquitetura, Avaliação Pós-ocupação – APO

Resumo

A educação de qualidade, um dos objetivos de sustentabilidade da ONU, é favorecida pelo bom desempenho do ambiente construído. Nessa direção, a pesquisa enfoca a satisfação dos usuários em relação à qualidade da arquitetura escolar, através de estudo de caso de escola de ensino fundamental em Campina Grande/PB. O objetivo geral é desenvolver Avaliação Pós-Ocupação – APO de escola de ensino fundamental em Campina Grande e identificar as percepções dos usuários sobre o ambiente construído. De modo mais específico, busca-se: (1) delimitar as opiniões dos usuários sobre a adequação do ambiente construído às práticas pedagógicas da escola; (2) caracterizar a preferência visual da comunidade escolar em relação ao ambiente construído e suas áreas livres; (3) apontar as percepções da comunidade escolar quanto ao desempenho construtivo do edifício. Quanto à metodologia, a pesquisa consiste em Avaliação Pós-ocupação – APO com base nas seguintes técnicas: passeio acompanhado (com pessoa chave), entrevista (a professores e funcionários), observação comportamental (centrado em ambiente) e questionário (a estudantes). Pretende-se com esta pesquisa estimular práticas mais participativas para avaliar a qualidade do ambiente construído e oferecer subsídios para retroalimentar o projeto de arquitetura escolar. Como resultado constata-se deficiências funcionais nos ambientes de aprendizagem e administrativo da escola, derivadas, em grande parte, das adaptações de ambientes a novos usos, a fim de atender quantidade excessiva de estudantes. Também se constata a pouca qualificação das áreas livres externas.

Downloads

Publicado

2025-07-11