UMA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Jailany Macedo Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Glageane da Silva Souza UFCG

Palavras-chave:

Permanência, licenciatura em matemática, democratização, Educação superior

Resumo

A evasão dos discentes nos cursos de licenciaturas nas universidades públicas se propaga por todo o país, voltando os olhares para os cursos de exatas, o percentual é ainda maior. O trabalho teve como objetivo analisar a permanência dos alunos dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Campina Grande, no intervalo de 6 anos (2017-2022). No referencial, dos principais autores que embasaram as discussões teóricas desse estudo, estão Santos (2020) e Bourdieu (2015). A pesquisa se constitui de cunho documental e exploratória, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) tendo como categoria de análise a permanência dos estudantes. Pensar sobre a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura, e em especial nos cursos de Matemática da UFCG, possibilitou uma reflexão sobre os motivos pelos quais os alunos tendem a permanecer ou não nos cursos de licenciatura em matemática. A pesquisa em tela buscou contribuir com o debate sobre a permanência no sentido de favorecer maiores recursos vislumbrando uma maior democratização do espaço da licenciatura em matemática no ensino superior.

Biografia do Autor

Jailany Macedo Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG/CES (Centro de Educação e Saúde), campus Cuité - PB. Durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e foi bolsista da monitoria acadêmica da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I.

Downloads

Publicado

2025-05-27