UMA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Palavras-chave:
Permanência, licenciatura em matemática, democratização, Educação superiorResumo
A evasão dos discentes nos cursos de licenciaturas nas universidades públicas se propaga por todo o país, voltando os olhares para os cursos de exatas, o percentual é ainda maior. O trabalho teve como objetivo analisar a permanência dos alunos dos cursos de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Campina Grande, no intervalo de 6 anos (2017-2022). No referencial, dos principais autores que embasaram as discussões teóricas desse estudo, estão Santos (2020) e Bourdieu (2015). A pesquisa se constitui de cunho documental e exploratória, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) tendo como categoria de análise a permanência dos estudantes. Pensar sobre a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura, e em especial nos cursos de Matemática da UFCG, possibilitou uma reflexão sobre os motivos pelos quais os alunos tendem a permanecer ou não nos cursos de licenciatura em matemática. A pesquisa em tela buscou contribuir com o debate sobre a permanência no sentido de favorecer maiores recursos vislumbrando uma maior democratização do espaço da licenciatura em matemática no ensino superior.