NOVO ENSINO MÉDIO (NEM):

UMA PROBLEMATIZAÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Gabriel Machado de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande
  • Nayara Tatianna Santos da Costa UFCG

Palavras-chave:

NEM, Política Educacional, Formação

Resumo

O Novo Ensino Médio-NEM engendrou mudanças significativas na política educacional brasileira,  imprimindo efeitos não apenas nessa etapa, mas em toda a Educação Básica, a partir de uma racionalidade empresarial. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo problematizar o NEM e capturar os elementos da discussão realizada nos webinários e audiências pelo canal do MEC em 2023, compreendendo os argumentos em disputa e seus principais interlocutores.  Entre os principais autores que embasaram as discussões estão Frigotto e Motta (2017), Carvalho (2022), entre outros. Para tanto, se definiu pela natureza qualitativa, e documental. A análise de dados foi feita a partir da análise de conteúdo categorial de Bardin (2002), a partir do contexto de influência descrito por Ball e Bowe no ciclo de políticas (1992) com as categorias definidas ao longo da análise documental. Espera-se que os resultados aqui detalhados contribuam para a melhor compreensão do contexto de reformulação da reforma do Ensino Médio, que culminou com a Lei 14.945/2024, e mudanças significativas para o Novo Ensino Médio, as concepções de qualidade e formação em disputa na agenda educacional.

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Publicado

2025-05-28