CONCEPÇÕES TEÓRICO/PRÁTICAS SOBRE PESQUISA NA GRADUAÇÃO NAS AÇÕES FORMATIVAS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (AINPGP)

Autores

  • Mariana da Silva Nascimento Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Alexandre Martins Joca UFCG

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar e compreender concepções teórico/práticas sobre a pesquisa na graduação nas ações formativas da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). No Brasil, a discussão acadêmica sobre a pesquisa na graduação consiste em um debate ainda fragilizado, pouco privilegiado na academia e fora dela. Isso ocorre em virtude da cultura acadêmica, historicamente, focar sua atenção às pesquisas desenvolvidas nos espaços da pós-graduação. A pesquisa se fez qualitativa por adotar como procedimento de coleta de dados, a análise documental e a entrevista semiestruturada e como técnica de análise dos dados, a análise de discurso. Identificou-se que a AINPGP realiza ações de socialização e produção do conhecimento sobre a pesquisa na graduação e que tem como ação principal a realização dos Fóruns Internacionais de Pedagogia (FIPED), que tem como filosofia a inclusão e a diversidade de graduandos/as e campus universitários na discussão acerca da pesquisa na graduação. Suas ações contribuem tanto para a valorização do conhecimento científico produzido na graduação, quanto para a produção e socialização do conhecimento sobre a pesquisa na graduação, mas visam, sobretudo, proporcionar a graduandos/as do “Brasil Profundo” uma experiência formativa na/para a pesquisa. Para isso, mobiliza saberes oriundos do ensino, da pesquisa e da extensão, de maneira a concebê-los como espaços de pesquisa que proporcionam aos/às graduandos/as a formação inicial para a pesquisa e aos/às docentes, a realização de pesquisa na graduação.  

 

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Publicado

2025-05-28