SERIOUS GAME COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE USABILIDADE

Autores

  • Abigail Victória de Sousa Biró UFCG
  • Juliana Andreia Fernandes Noronha UFCG

Palavras-chave:

jogos e brinquedos, tecnologia educacional, câncer

Resumo

Objetivo: Desenvolver e avaliar a usabilidade de um serious game como ferramenta
educativa para a promoção da saúde de crianças e adolescentes com câncer.
Metodologia: Para a construção do serious game, aplicou-se a metodologia do
Design Instrucional Contextualizado (DIC), delineado em cinco etapas: análise,
design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Para a avaliação da
usabilidade, foram incluídas crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer, em
um hospital público de referência de uma cidade do Nordeste do Brasil, no período de
abril a junho de 2024. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o “System
Usability Scale” (SUS) com valores de 0 a 100 pontos, que envolve a avaliação dos
recursos didáticos e a satisfação do público-alvo em relação ao serious game.
Resultados: O serious game intitulado Oncoped: na jornada da saúde, é um jogo de
tabuleiro educativo e lúdico, que contém oito Paper Toys personalizados, 35 casas e
100 cartas divididas em perguntas de múltiplas escolhas sobre cânceres, diagnóstico,
tratamentos e desafios; cartas contendo informações e dicas de cuidados. A avaliação
de usabilidade obteve o score médio de 95,16 pontos. Conclusão: O serious game
Oncoped: na jornada da saúde é uma ferramenta de educação lúdica e divertida, que
proporciona o aprendizado de forma efetiva e ativa. A tecnologia educativa obteve
ótima avaliação de usabilidade entre o público-alvo do jogo. Constitui-se uma
ferramenta inovadora e com boa aceitabilidade para o ensino e promoção à saúde de
crianças e adolescentes com câncer.

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Publicado

2025-05-27