Estudo do perfil dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG, campus Cuité – PB, e suas implicações na avaliação institucional do curso

Autores

  • Paulo César Macedo Dantas UFCG/CES
  • Alecxandro Alves Vieira Universidade Federal de Campina Grande/CES

Palavras-chave:

acompanhamento do egresso, autoavaliação, SINAES

Resumo

Diante da importância e necessidade dos cursos de graduação conhecerem o contexto atual em que os seus egressos estão inseridos e a percepção dos mesmos a respeito da formação recebida durante seu processo formativo, possibilitando assim uma avaliação interna do curso sob olhar de seus egressos, o presente estudo visa suprir esta necessidade no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB, tendo como objetivo principal a descrição do perfil dos egressos do referido curso, com o intuito de conhecer, especialmente, a opinião dos mesmos sobre as condições ofertadas pelo curso, a sua inserção no mercado de trabalho e formação acadêmica atual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, de alcance exploratório e descritivo, junto aos egressos do curso. As análises estatísticas dos dados, evidenciaram, dentre outros resultados, que a maioria dos egressos são do sexo masculino, pardos, residem na Paraíba, concluíram o curso entre 6 a 8 anos, tiveram bolsa de estudo, predominantemente, do PIBID e residência pedagógica, demonstraram estar satisfeitos com a infraestrutura de laboratórios e com a contribuição dos estágios supervisionados para a sua formação. Sobre a pós-graduação e a empregabilidade, observa-se que a maioria dos egressos oriundos do turno diurno são graduados e estão atuando como professor de Matemática, ao passo que os do noturno, a maioria é especialista e não está lecionando. Por fim, constata-se que o acompanhamento dos egressos pode proporcionar uma melhor efetividade das ações institucionais, beneficiando os cursos, à sociedade e, especialmente, aos estudantes.

Downloads

Publicado

2025-05-28