AIMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ROTEIROS PARA A GEOGRAFIA
Resumo
As atividades de campo são vitais para que os estudantes possam aplicar e
vivenciar os conceitos teóricos em um contexto real, potencializando o processo de
aprendizagem. Ao mesmo tempo, frente às mudanças e desafios impostos pelo
novo ensino médio, essas práticas são como um contraponto à tendência de um
ensino teórico e desconectado da realidade dos alunos. Este trabalho ressalta a
importância dessas atividades na formação de indivíduos críticos e reflexivos. Foi
desenvolvido nas escolas estaduais Major Veneziano Vital do Rêgo e Walnyza
Borborema Cunha Lima. Foram analisados livros didáticos do Novo e Antigo Ensino
Médio e identificados temas que pudessem ser aplicados em atividades práticas;
elaborados roteiros metodológicos para atividade de campo, a partir da
Aprendizagem Baseada em Problemas e; trabalho de campo para validação desses
roteiros. Os livros do novo e antigo ensino médio são criticados por não se
adequarem suficientemente às realidades locais e regionais. Uma diferença notável
entre eles é a quantidade de capítulos que abordam. Após a análise, foram
construído seis roteiros, alguns baseados nos temas dos livros e outros em
problemas identificados no entorno das escolas. A construção dos roteiros a partir
dos livros, tornou-se um desafio, pois, tais livros, apresentaram temas muito amplos,
dificultando a relação com a geografia local, ainda assim, foi possível construí-los
com base nos conteúdos abordados nos livros, mostrando que a Geografia está
mais próxima do nosso cotidiano do que imaginamos e que é possível efetuar aulas
práticas no entorno das escolas, mesmo com as dificuldades impostas pelo sistema.