A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA PARAÍBA
Resumo
Por meio da recente Reforma do Ensino Médio foram ocasionadas mudanças para as disciplinas presentes historicamente nos currículos de todos os estados, não sendo diferente na Paraíba. Diante desse quadro a pesquisa busca analisar instrumentos legais atrelados à Lei nº 13.415/2017 que reverberam na oferta da carga horária e currículo de Geografia. Dentre as técnicas empregadas, utilizamo-nos sobretudo da análise de documentos relacionados ao objeto da pesquisa, além de levantamento de textos acadêmicos que discutem a temática, como por exemplo, Albuquerque et al. (2021), Giordani (2019), Straforini (2004), Zan e Krawczyk (2019). A implementação da reforma do Ensino Médio na Paraíba é acompanhada por transformações curriculares significativas, inclusive para a disciplina de Geografia. Identifica-se uma diminuição da carga horária da disciplina durante as três séries do Ensino Médio. Os conteúdos de geografia só estão presentes em dois dos cinco itinerários formativos presentes na rede estadual de educação e não há garantias de que sejam ofertados em todas as escolas. Percebe-se descompasso entre permanências dos conteúdos de geografia e a organização curricular que reserva menos tempo para a disciplina. A atuação docente tem passado pelo desafio de ter que atuar em componentes curriculares diferentes da geografia.