JOGO DIGITAL PARA ENSINAR GEOGRAFIA DO LUGAR
O CAMPUS SEDE DA UFCG NO MINECRAFT EDUCATION
Resumo
A disciplina geografia, em sua trajetória, foi bastante estigmatizada pelo predomínio de uma abordagem descritiva e mnemônica de ensino. São marcas desse percurso a figura do professor detentor do conhecimento e o aluno que mostra o aprendizado da memorização e repetição. Assim, parece importante a diversificação metodológica na busca de superação de um modelo de ensino-aprendizagem baseado na fala do professor. O Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Meio Ambiente e Cidade vem contribuindo com produções sobre o uso de jogos para o ensino de geografia. Parte-se do princípio de que os jogos são recursos didáticos que possibilitam a mediação entre os conhecimentos sobre o espaço geográfico e as vivências cotidianas no ambiente de sala de aula. Este projeto tem como objetivo: produzir uma modificação para o jogo Minecraft Education, envolvendo o cenário da UFCG com dinâmicas voltadas ao ensino de Geografia do Lugar. Foi percorrido o seguinte percurso metodológico i) debates teóricos sobre uso de jogos no ensino de geografia; ii) planejamento: concepção do game design educacional, idealização da ambientação, estrutura, dinâmica e objetivo do jogo; iii) formação da equipe para o manuseio dos softwares necessários à construção da modificação no Minecraft; iv) a produção das modificações; iv) pós-produção - testes e avaliação do produto. Como resultados, o produto aponta para dois caminhos diferentes de inovação. O primeiro, ao ampliar o número de jogos para o ensino de geografia. O segundo, indica a inovação na formação docente de geografia ao desenvolver em graduandos habilidades para construção de jogos digitais.