ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E REPRESENTAÇÃO DO MUNDO
UMA ANÁLISE DAS OFICINAS DE CARTOGRAFIA SOCIAL NO ASSENTAMENTO PADRE CLEIDES- SANTA HELENA-PB
Palavras-chave:
Cartografia Social; Espaços de Aprendizagem; Ecologia de Saberes;Resumo
O processo de cartografia social realizada no Assentamento Padre Cleides, em Santa Helena-PB, teve como foco a valorização dos saberes locais, integrados ao conhecimento acadêmico. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de automapeamento/mapeamento social/mapeamento coletivo de saberes e práticas para autogestão territorial no assentamento Padre Cleides. Nesse sentido realizou- se uma série de atividades junto a comunidade, por meio de metodologias participativas e colaborativas, como oficinas, rodas de conversas, trabalho de campo, espaços esses que estamos analisando enquanto espaços de troca de saberes. O mais importante nessas metodologias é a centralidade na comunidade, sendo ela a protagonista do conhecimento em construção, destacando seus saberes, vivências e memórias, dialogando com o saber técnico-cientifico, em colaboração com as ações do grupo de pesquisa da universidade. O resultado do mapeamento vai além do mapa, a proposta é que por meio desses espaços de aprendizagem possibilite a construção de conhecimento sobre o território gerado em espaços de troca de saberes durante o processo de automapeamento. O conhecimento produzido nesses espaços e durante essas experiências podem e devem ser entendidos a partir do que Santos (2013) chamou de Escologia de Saberes.