BRINQUEDO TERAPÊUTICO ESTRUTURADO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE USABILIDADE
Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos, Enfermagem, Criança Hospitalizada.Resumo
Objetivo: Construir, validar e avaliar a usabilidade de um brinquedo terapêutico
estruturado como instrumento de intervenção na oncologia pediátrica. Métodos:
Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo prototipagem. Foi utilizada uma
abordagem de design thinking, a qual é composta por cinco etapas: empatia,
definição do problema, ideação, prototipação e teste. Resultados: A fragilização do
paciente e o medo de procedimentos dolorosos são os principais contratempos
encontrados pela equipe de enfermagem na oncologia pediátrica, o que acarreta em
uma rejeição da assistência por parte da criança. Um outro fator que dificulta a
assistência diz respeito à inadequação estrutural do ambiente de trabalho, assim
como a desproporcionalidade da relação entre a mão de obra e a demanda da
equipe de enfermagem. Observou-se que os maiores problemas são relacionados à
realização dos procedimentos, sendo necessário o uso de algum brinquedo que
permita a simulação dos tais. O brinquedo construído tratou-se de uma boneca de
material lavável com dispositivos hospitalares instalados. Foi realizada a validação
com resultado de 85% de concordância. Conclusão: Por meio do brinquedo
terapêutico, o profissional da saúde consegue perceber os sentimentos e
comportamentos da criança, de maneira que pode redirecionar suas práticas
assistenciais para preparar o paciente para os procedimentos que serão realizados.