PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PROCESSOS DE ADOECIMENTO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Estudo de caso com professores e professoras do CCBS/UFCG

Autores

  • Isadora Morais Domingos Cupertino Dutra UFCG
  • Elvia Lane Araújo do Nascimento UFCG

Palavras-chave:

Produtivismo acadêmico, Adoecimento docente, Educação superior

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as relações entre o produtivismo acadêmico, no contexto das reformas gerenciais em curso no âmbito da educação superior pública no Brasil, seus rebatimentos sobre o trabalho docente e sobre a produção acadêmica, considerando suas relações com processos internacionais de regulação da atividade universitária, bem como com os efeitos nos processos de adoecimento docente. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, realizada com docentes de uma universidade pública da Paraíba. Os princípios metodológicos pautaram-se pelo materialismo dialético e incluiu, como recursos para levantamento de dados, os seguintes instrumentos e meios: revisão da literatura e pesquisa de campo realizada a partir de um questionário sóciodemográfico e de entrevista semiestruturada. Os dados coligidos a partir das entrevistas foram categorizados a partir das relações analíticas entre categorias conceituais e empíricas, posteriormente analisadas a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados, prevalentemente, apontaram para uma relação intrínseca entre o produtivismo acadêmico e processos de adoecimento e sofrimento docente, evidenciadas pelos seguintes fatores: condições de trabalho insatisfatórias, exigências por metas e necessidade de obtenção de pontuações para fins de progressão na carreira, sentimentos de desvalorização, o que tem contribuído para o aumento de afastamentos por motivos de saúde, impactando diretamente a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a saúde do trabalhadores.

 

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Publicado

2025-06-02