CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL DO TIPO ALBÚM SERIADO SOBRE CÂNCER DE MAMA
Palavras-chave:
Câncer de Mama, Prevenção, Educação em SaúdeResumo
O câncer de mama (CM) resulta da proliferação de células anormais e pode inicialmente ser assintomático. A falta de diagnóstico precoce está ligada ao desconhecimento sobre a doença e seus sinais. Tecnologias cuidativo-educacionais (TCE), como o álbum seriado, surgem como estratégias eficazes de educação em saúde. Este estudo teve como objetivo desenvolver um álbum seriado sobre a prevenção do CM. A pesquisa foi conduzida em três etapas: Inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura; segundo um diagnóstico situacional por meio de entrevistas com mulheres cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde; e finalizou com a construção do álbum seriado educativo. A revisão foi realizada nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS, com descritores como "câncer de mama", "prevenção" e "educação em saúde", para identificar intervenções educativas eficazes na Atenção Básica. Artigos dos últimos cinco anos foram analisados, sintetizando achados sobre a importância da detecção precoce e estratégias de conscientização. No diagnóstico situacional foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 mulheres cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde, revelando o nível de conhecimento sobre o câncer de mama, seus sinais, sintomas e práticas preventivas. Com base na revisão e nas entrevistas, foi elaborado o álbum seriado, utilizando linguagem acessível e ilustrações para facilitar a compreensão sobre a prevenção da doença. O uso de TCE mostrou-se uma estratégia eficaz para promover o autocuidado, ampliar o acesso à informação e sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.