CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL DO TIPO ALBÚM SERIADO SOBRE CÂNCER DE MAMA

Autores

Palavras-chave:

Câncer de Mama, Prevenção, Educação em Saúde

Resumo

O câncer de mama (CM) resulta da proliferação de células anormais e pode inicialmente ser assintomático. A falta de diagnóstico precoce está ligada ao desconhecimento sobre a doença e seus sinais. Tecnologias cuidativo-educacionais (TCE), como o álbum seriado, surgem como estratégias eficazes de educação em saúde. Este estudo teve como objetivo desenvolver um álbum seriado sobre a prevenção do CM. A pesquisa foi conduzida em três etapas: Inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura; segundo um diagnóstico situacional por meio de entrevistas com mulheres cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde; e finalizou com a construção do álbum seriado educativo. A revisão foi realizada nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS, com descritores como "câncer de mama", "prevenção" e "educação em saúde", para identificar intervenções educativas eficazes na Atenção Básica. Artigos dos últimos cinco anos foram analisados, sintetizando achados sobre a importância da detecção precoce e estratégias de conscientização. No diagnóstico situacional foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 mulheres cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde, revelando o nível de conhecimento sobre o câncer de mama, seus sinais, sintomas e práticas preventivas. Com base na revisão e nas entrevistas, foi elaborado o álbum seriado, utilizando linguagem acessível e ilustrações para facilitar a compreensão sobre a prevenção da doença. O uso de TCE mostrou-se uma estratégia eficaz para promover o autocuidado, ampliar o acesso à informação e sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Biografia do Autor

Denilson Vinícius dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Aluno do Curso de  Bacharelado em Enfermagem, Centro de Formação de Professores CFP, UFCG, Campina Grande, PB, e-mail: denilson.vinicius@estudante.ufcg.edu.br.

Downloads

Publicado

2025-06-02