DESIGN DE EMBALAGEM:
ESTRATÉGIAS DE ECOINFORMAÇÃO PARA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar a contribuição do design de embalagens para a promoção da educação em sustentabilidade. Propôs-se o estudo do conceito de ecoinformação aplicado ao contexto do design de embalagens, com o intuito de expor as estratégias verbais e não verbais presentes nas superfícies das embalagens como recursos para a difusão de informações capazes de auxiliar na formação de consumidores mais conscientes. A pesquisa teve viés exploratório e consistiu em cinco fases, sendo inicialmente realizado um estudo de campo em 7 supermercados para coleta e registro de embalagens contendo ecoinformações, seguido pelo tratamento dos dados coletados a partir da localização e ênfase das ecoinformações nas superfícies das embalagens, elaboração de instrumento de análise contemplando as diretrizes para a promoção da educação em sustentabilidade, aplicação de estudo piloto para avaliação do instrumento, e por fim, análise da totalidade de embalegns catalogadas a fim de relacionar as ecoinformações às diretrizes para promoção de educação sobre sustentabilidade, bem como para entender as estratégias adotadas. Os resultados expuseram a relação das estratégias adotadas no design de embalagem às diretrizes para promoção da educação em sustentabilidade, enfatizando a embalagem como veículo para difusão de ecoinformação e sua potencial contribuição para a mudança de comportamento de consumidores brasileiros.