PERCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE BIOSSEGURANÇA PELOS PROFISSIONAIS NO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAIS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB

Autores

Palavras-chave:

Área Cirúrgica, Biossegurança, Profissionais da Saúde

Resumo

A biossegurança busca prevenir ou eliminar os riscos inerentes a determinadas atividades, protegendo os trabalhadores e prevenindo acidentes. No ambiente hospitalar, o Centro Cirúrgico é um dos setores que mais necessita desses procedimentos. Este estudo analisou a percepção dos profissionais de setores cirúrgicos de hospitais públicos de Cajazeiras, Paraíba, sobre os processos de biossegurança. Trata-se de um estudo observacional, transversal e quali-quantitativo, realizado nos Hospitais Regional e Universitário de Cajazeiras, entre novembro de 2023 e setembro de 2024. A amostra incluiu profissionais de saúde dos setores cirúrgicos, sendo predominantes técnicos de enfermagem, do gênero feminino, com tempo de serviço entre 2 e 5 anos, que trabalham na escala de trabalho misto e de etnia branca. Considerando os aspectos da biossegurança, a maioria conhece o mapa de risco, recebeu treinamento, sabe manusear caixas de perfurocortantes e tem fácil acesso a EPIs. Houve consenso sobre a necessidade de capacitações em biossegurança. Em relação ao uso de EPIs, a maioria dos profissionais não precisou custear os equipamentos e os utiliza independentemente do diagnóstico do paciente, sendo luvas, máscaras cirúrgicas e gorros os mais usados. Os principais riscos identificados foram biológicos e acidentais. A educação em biossegurança é fundamental para a prevenção. Assim, uma investigação detalhada das causas de acidentes de trabalho e a educação em biossegurança desempenham um papel crucial na sua prevenção de acidentes. Com orientação adequada, os trabalhadores podem evitar situações de risco, enquanto a administração pode ajustar e implementar medidas de acordo com as necessidades específicas dos profissionais.

Biografia do Autor

Adriano Freitas de Santana, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Enfermagem; Desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva (Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica); Saúde Cardiovascular, Imunoprevenção, Atenção à Pacientes Críticos, Tecnologias do cuidativo-educacionais das doenças cardiovasculares crônicas e Objetos Virtuais de Aprendizagem - OVAs.

Manuella Uilmann Silva da Costa Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Odontologia com Área de Concentração em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (2004) e doutorado em odontologia com área de concentração em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (2013). Pós-doutorado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2025-06-02