EM BUSCA DA LITERATURA HAITIANA DE LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS E JOVENS LEITORES

Autores

Palavras-chave:

Literatura haitiana, literatura infantojuvenil, língua francesa

Resumo

Dando prosseguimento a uma cartografia da produção literária de língua francesa para crianças e jovens leitores produzida fora da França Metropolitana, em particular, nas Antilhas, voltamos o nosso seu olhar para a América Central, enfocando, nesta edição, o Haiti, considerando-se a sua potente produção literária. A pergunta que suleia esta pesquisa é: Que obras literárias de língua francesa são publicadas com foco no público infantil e juvenil no Haiti? A fim de obter a resposta para este questionamento, estabelecemos como objetivo geral: Repertoriar e estudar a literatura produzida por autores/autoras haitianos/haitianas, em língua francesa, tendo como público-alvo crianças e jovens leitores; e, como objetivos específicos: a) Identificar as abordagens temáticas recorrentes nas publicações de obras literárias endereçadas às crianças e aos jovens leitores no Haiti; b) Descrever os gêneros literários mais publicados para o público formado por crianças e jovens leitores haitianos, destacando o espaço de divulgação e de circulação das obras; c) Analisar três obras literárias contemporâneas, dentre as identificadas, ponderando sobre a temática e gênero literário. Esta pesquisa é quali-quantitativa bibliográfica, documental e analítica (Baldissera, 2016), além de embasar-se em pesquisas anteriores, no âmbito do PIBIC/UFCG, identificou uma variedade bastante significativa de obras endereçadas ao público infantil e jovens leitores que contribuíram para a construção de nossa cartografia das literaturas ditas “francófonas”. A análise das obras evidenciou, dentre as 92 identificadas, a predominância de gêneros literários como poesia, teatro e conto, explorando-se o contexto histórico e cultural haitiano, além de revelar uma significativa diversidade de temas.

Biografia do Autor

Mariana Pereira Gouveia, Universidade Federal de Campina Grande

Estudante do curso de Letras, Língua Portuguesa e Língua Francesa

Dra Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande/CH-UAL

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). Participou como pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2022) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna (FLE e PLE); intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. Foi tutora do PET-Letras /UFCG. Foi Professora Convidada na Université Paris 8. É Editora da Revista Letras Raras. 

Downloads

Publicado

2025-06-02