VOICE SHOPPING
DECISÕES DE COMPRA SUPORTADAS POR ASSISTENTES DE VOZ INTELIGENTES
Resumo
A introdução de Assistentes de Voz no cotidiano das pessoas tem um potencial para transformar o comportamento do consumidor ao longo de sua jornada de compra. Apesar da relevância desse tema e do crescente interesse por parte de acadêmicos e praticantes, o entendimento desse fenômeno ainda é incipiente e necessita de aprofundamento. Este trabalho investigou como interações com assistentes de voz inteligentes influenciam as intenções de compra, considerando o papel da confiança, do risco percebido e da experiência do usuário para com a tecnologia. Por meio de um survey junto 375 usuários de assistentes de voz inteligentes e aplicação de modelagem por equações estruturais, foi evidenciado que confiança na tecnologia e risco percebido desempenham papel importante nas intenções de compra através de assistentes de voz inteligentes. Verificou-se ainda que a experiência comportamental assume caráter de variável antecedente, capaz de influenciar indiretamente o comportamento de compra (voice shopping). Os resultados ressaltam o papel da experiência comportamental (interação homem-máquina) no contexto do voice shopping¸ por meio de criação de vínculos capazes de ultrapassar o caráter utilitário da tecnologia.