Caracterização das estratégias de marketing utilizadas na comercialização de pescado em diferentes localidades da Paraíba

Autores

  • José Lucas de Araújo Dias Universidade Federal de Campina Grande
  • Marisa de Oliveira Apolinário UFCG

Resumo

O investimento em estratégias de marketing na comercialização do pescado apresenta uma grande importância, tendo em vista, fomentar o aumento do consumo, estimulando o conhecimento do consumidor até a decisão de compra do produto pelo cliente. A pandemia COVID-19 mudou os hábitos de consumo do pescado pelo consumidor, fazendo com que novas estratégias de venda do produto fossem adotadas no sentido de aumentar as vendas principalmente no mercado varejista. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo caracterizar as estratégias de marketing na comercialização do pescado em localidades da Paraíba, sendo escolhidas as cidades de Cuité, Picuí, Barra de Santa Rosa por serem consideradas cidades polos de comercialização nas microrregiões do Curimataú e Seridó, comparando-se com a comercialização na cidade de Campina Grande no Agreste paraibano, segundo polo consumidor de pescado na Paraíba. Foram analisados dados acerca das espécies de pescado mais comercializadas, formas de apresentação do produto, como também realizadas ações de marketing através da confecção de folders e de produção de Totem no intuito de incentivar o consumo de pescado. Também foram analisadas as estratégias de marketing na comercialização de pescado. Foram realizadas observações “in loco” pelo pesquisador por meio de um roteiro pré-confeccionado do tipo “checklist” acerca da comercialização do pescado. Os resultados possibilitaram detectar estratégias de marketing, com destaque para o uso das redes sociais com ênfase ao Instagram, como forma de comunicação com o público-alvo utilizadas por alguns empreendimentos. No entanto, observou-se a necessidade de criação de conteúdos mais relevantes sobre os benefícios do consumo de pescado, como também, a falta de exploração de estratégias de marketing aplicadas ao pescado, as quais poderiam atuar beneficiando a comercialização e consequentemente o aumento do consumo destes produtos.

 

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Publicado

2025-06-04