TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL: EFETIVIDADE DE UMA CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO

Autores

  • Isabelly Fernandes Teotonio Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Berenice Gomes Nascimento UFCG

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Saúde da Mulher, Planejamento Reprodutivo

Resumo

Objetivo: analisar a efetividade de uma tecnologia cuidativo-educacional, na forma de cartilha digital, no acréscimo de conhecimento de mulheres em idade fértil, na Atenção Básica, em relação ao planejamento reprodutivo. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com mulheres cadastradas na Atenção Básica da cidade de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Avaliou-se o conhecimento por meio de um Quiz em três recortes temporais, bem como a autoavaliação e satisfação relacionada ao uso da cartilha. A análise foi feita com base nos testes não paramétricos Teste de Wilcoxon e Teste de Friedman, adotando significância estatística quando p<0,05. Para a autoavaliação e satisfação do aplicativo foi adotado o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80 e Coeficiente de Correlação Interclasse (CCI) como medida de confiabilidade. Resultados: a comparação das medianas de acertos nos três tempos revelou aumento significativo no pós-teste imediato e tardio. Todos os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram IVC >80%, com IVC total de 96% e coeficiente de correlação interclasse de 0,910. Conclusão: a intervenção educativa com uso da cartilha digital foi efetiva quanto a orientação sobre planejamento reprodutivo.

Biografia do Autor

Isabelly Fernandes Teotonio, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do curso de Graduação em Enfermagem, Departamento de Unidade Acadêmica de Enfermagem do Centro de Formação de Professores, UFCG, Campina Grande, PB.

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Publicado

2025-06-04