TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL: EFETIVIDADE DE UMA CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Saúde da Mulher, Planejamento ReprodutivoResumo
Objetivo: analisar a efetividade de uma tecnologia cuidativo-educacional, na forma de cartilha digital, no acréscimo de conhecimento de mulheres em idade fértil, na Atenção Básica, em relação ao planejamento reprodutivo. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com mulheres cadastradas na Atenção Básica da cidade de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Avaliou-se o conhecimento por meio de um Quiz em três recortes temporais, bem como a autoavaliação e satisfação relacionada ao uso da cartilha. A análise foi feita com base nos testes não paramétricos Teste de Wilcoxon e Teste de Friedman, adotando significância estatística quando p<0,05. Para a autoavaliação e satisfação do aplicativo foi adotado o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80 e Coeficiente de Correlação Interclasse (CCI) como medida de confiabilidade. Resultados: a comparação das medianas de acertos nos três tempos revelou aumento significativo no pós-teste imediato e tardio. Todos os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram IVC >80%, com IVC total de 96% e coeficiente de correlação interclasse de 0,910. Conclusão: a intervenção educativa com uso da cartilha digital foi efetiva quanto a orientação sobre planejamento reprodutivo.