PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL ACERCA DA HANSENÍASE PARA ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Adolescente, Educação em Saúde, Hanseníase, História em QuadrinhosResumo
A educação sobre a hanseníase é essencial para promover a prevenção e o diagnóstico precoce, sendo abordagens inovadoras, como o uso de Histórias em Quadrinhos, promissoras para informar e engajar adolescentes sobre a doença. O estudo produziu uma História em Quadrinhos como uma Tecnologia Cuidativo-Educacional enquanto estratégia inovadora de educação em saúde, especificamente voltada para trabalhar a hanseníase entre os adolescentes escolares. Estudo com abordagem multimétodos, sendo que a primeira etapa, diagnóstico situacional, foi conduzida em uma escola estadual de um município do alto sertão paraibano, no nordeste brasileiro, envolvendo alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas individualmente, transcritas e analisadas com base no Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo 15 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, sendo nove do sexo feminino e seis do sexo masculino. A análise das entrevistas resultou na elaboração de Discursos do Sujeito Coletivo, revelando cinco Ideias Centrais sobre a percepção dos adolescentes em relação à hanseníase. Os dados mostram que muitos adolescentes ainda têm um entendimento cheio de lacunas sobre a doença envolvendo uma aproximação e distanciamento do conceito da hanseníase, incluindo a associação limitada a uma doença de pele, ao distanciamento social que gera um estigma persistente, insegurança quanto a variedade de tratamentos, percepção de uma cura inacessível, vivência da hanseníase no contexto familiar e que pode ter como desfecho desde a incapacidade à letalidade. Essa realidade abriu espaço para uma proposta inovadora: a criação de uma História em Quadrinho enquanto uma Tecnologia Cuidativo-Educacional. Com uma abordagem lúdica e acessível, esse recurso tecnológico pode preencher essas lacunas, tornando o aprendizado sobre a hanseníase mais envolvente e autodidata. Além de facilitar a compreensão, essa estratégia estimula o interesse e a empatia, transformando a maneira como os adolescentes se relacionam com a temática da hanseníase. A pesquisa alcançou seu objetivo de produzir uma História em Quadrinhos voltada para público da pesquisa perante as fragilidades que foram evidenciadas na análise dos saberes e experiências que os adolescentes escolares possuem acerca da hanseníase.