LESÕES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS: FATORES ASSOCIADOS AO ÓBITO EM RODOVIAS FEDERAIS
Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, Causas externas, MotociclistasResumo
Os acidentes de trânsito são causa de mortalidade em todo mundo, impactando os sistemas de saúde, devido às internações e incapacidades. Objetivou-se verificar a ocorrência de lesões ocasionadas por acidentes de trânsito em motociclistas em rodovias federais do Brasil e fatores associados ao óbito. Trata-se de um estudo epidemiológico, ecológico, com dados abertos de acidentes em rodovias federais brasileiras envolvendo motociclistas, ocorridos entre 2021 e 2023. As variáveis de exposição foram: sexo, grupo etário, região geográfica e localização da rodovia. O desfecho foi o óbito. Utilizou-se a estatística descritiva para caracterizar os acidentes e óbitos e o teste Qui-quadrado de Pearson para verificar as associações entre exposições e óbito. Adotou-se um intervalo de confiança de 95% e um nível de significância de 5% nas análises. No triênio estudado, a maior proporção de envolvidos em acidentes com motociclistas foi de pessoas do sexo masculino, com idade entre 30 e 59 anos, com lesões leves, seguidas de lesões graves As maiores proporções foram no Sudeste e Nordeste em 2021 e 2022 e, no Sul em 2023. A maioria dos acidentes ocorreram em rodovias localizadas em zona urbana em 2021 e 2022 e em zona rural em 2023. A maior proporção de óbito foi no ano 2022. As variáveis sexo, grupo etário, região geográfica e localização da rodovia foram associadas à ocorrência de óbito nos três anos estudados. Conclui-se que os acidentes envolvendo motociclistas em rodovias federais devem ser alvo de políticas de prevenção e fiscalização para reduzir a morbimortalidade associada às lesões.